top of page
Buscar

Surge no litoral de SP um Buraco no céu, e assusta moradores, entenda fenômeno incomum

"Evento também  é popularmente conhecido como "Fallstreak hole"



Um "buraco" no céu foi registrado na última semana em Peruíbe, no litoral de São Paulo, em diferentes pontos da cidade, assustando os moradores. As imagens de "buracos" entre as nuvens ganharam as redes sociais, provocando comentários variados. Especialista ouvido pelo G1 disse que o fenômeno, conhecido como "Altocumulos estratiforme", não está associado a tempestades.


"As nuvens estavam estranhas, mas do jeito que se abriram, parecia algo de outro mundo”, comentou assustada a dona de casa Priscilla Giusti, de 54 anos, que tirou a foto na Praia do Centro.   “As imagens registram o momento em que gotículas de água, ao subirem a níveis médios da atmosfera, alcançaram temperaturas negativas (abaixo de zero), tornando-se minúsculos cristais de gelo, propiciando a formação do ‘buraco’ no centro da nuvem”, disse ao G1 Rodolfo Bonafim, especialista em meteorologia e agrometeorologia do Canal Geoastrodica. 



Segundo ele, o tipo de nuvem é "inofensivo'" e não tem relação com tempestades, podendo estar associado à previsão do surgimento de uma área de baixa pressão no mar. Bonafim comentou ainda que o fenômeno também  é popularmente conhecido como "Fallstreak hole".







O meteorologista Franco Villela, do Inmet, esclareceu que se trata de uma camada fina e translúcida de nuvens, com um grande buraco circular e a presença de “virga” – precipitação de água ou cristais de gelo que não tocam o solo. “A característica mais marcante é o grande buraco circular, abaixo do qual há o que chamamos de ‘virga’”, explicou Villela, acrescentando que o fenômeno também é conhecido como “buraco de queda” ou “nuvem perfurada”.


A professora Alexsandra Lopes, moradora de Peruíbe desde 1997, descreveu o fenômeno como “muito bonito e interessante” e destacou que o céu naquele dia parecia uma pintura. Segundo ela, a cidade já registrou outros eventos atmosféricos curiosos, como o halo solar. Para Alexsandra, quem observa o céu com atenção pode se surpreender, e eventos como esse reforçam a fama mística de Peruíbe, alimentando o interesse local por possíveis sinais vindos de possíveis alienígenas.

 
 
 

Comments


bottom of page