Risco de liquefação do solo após tremores em Mianmar, saiba o que é o fenômeno
- wagnerpereiradeavelar
- 28 de mar.
- 1 min de leitura
Situação no país é de extrema urgência, e especialistas alertam que os danos
Após o terremoto de magnitude 7,7 que atingiu Mianmar nesta sexta-feira (28), o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS) emitiu um alerta sobre o risco elevado de liquefação do solo, um fenômeno que pode intensificar os danos causados pela tragédia.

Pelo menos 144 pessoas morreram e mais de 730 ficaram feridas em Mianmar, segundo o chefe do governo militar do país. Na Tailândia, oito mortes foram registradas, conforme autoridades.
O terremoto ocorreu 16 quilômetros ao norte a noroeste da cidade de Sagaing, por volta das 12h50, horário local, disse o USGS.
Um tremor secundário de magnitude 6,4 atingiu a região cerca de 12 minutos após o terremoto inicial, ainda segundo o serviço geológico.
De acordo com o USGS, o risco de liquefação é “extensivo em gravidade e extensão espacial”, podendo afetar uma área de até 10 mil quilômetros quadrados, com mais de um milhão de pessoas expostas ao fenômeno. Cidades da região de Mandalay, incluindo a própria Mandalay, a segunda maior do país, estão entre as mais vulneráveis. No entanto, municípios próximos a Mianmar também estão sob ameaça.
Comments